Saiba quais os passos que seguimos para fazer uma recuperação ou restauro de bicicleta!
Briefing
Orçamento inicial
Análise
Pesquisa & Propostas
Desmontagem & Montagem
Final
Briefing
Como cliente terá que ter uma visão clara do projecto, do que pretende e qual o seu orçamento disponível.
Estas são algumas das questões que devem ser colocadas à partida:
Porquê esta bicicleta?
Verifique se a bicicleta que quer restaurar corresponde à utilização que lhe quer dar e, muito importante, se o tamanho do quadro se adapta confortável e ergonomicamente a si.
Verifique igualmente se o estilo da bicicleta combina com o seu.
Qual vai ser a minha utilização?
Vai utilizar em passeios esporádicos, de lazer ou diariamente para se deslocar para o trabalho?
Cada utilização requer necessidades específicas.
Qual é o meu orçamento?
É uma das questões mais importantes.
Tudo irá depender de quanto quer gastar!
Conforme a utilização que quer dar à bicicleta, poderá ter de fazer escolhas entre materiais de várias escalas de qualidade.
Para uma utilização diária pode valer a pena investir um pouco mais em conforto.
Em que condições está?
Analise se a bicicleta está realmente em condições de ser reparável.
Por muito que queira recuperar uma bicicleta com a qual tem uma relação sentimental, porque por exemplo pertenceu a um familiar querido; tem que ter alguma objectividade. Por vezes apenas o quadro é passível de ser recuperado; noutros casos, nem isso.
Orçamento
Neste momento e devido à grande procura que estamos a ter, os orçamentos pormenorizados terão um custo associado de 50 euros, que serão deduzidos do valor final do restauro caso se adjudique o projecto e este tenha um valor superior a 350 euros.
Orçamentos apenas indicativos de valores standard não terão lugar a qualquer custo, apenas orçamentos mais detalhados, em que enviamos um documento com as peças que propomos, várias opções de escolha, ou mesmo simulações cromáticas caso faça sentido.
Análise
A bicicleta terá sempre de ser analisada por nós pessoalmente, desde o estado geral, aos pormenores dos componentes; para avaliarmos o que necessita ser substituído e que tipo de recuperação aconselhamos.
Pesquisa & Propostas
Com base em algumas fotomontagens tentamos colocar em imagem algumas hipóteses com alternativas estéticas e de componentes.
Se a intenção for mudar a cor do quadro, poderá indicar-nos quais as cores que mais lhe agradam, e tentaremos fazer simulações que permitam ter uma ideia mais aproximada do que será o resultado.
Desmontagem & Montagem
No processo de desmontagem avaliaremos realmente o estado de todos os componentes e acessórios, e serão feitas propostas para cada componente.
Ou se conseguem recuperar, ou iremos encontrar alternativas.
Depois de todos os elementos recepcionados inicia-se o processo de montagem final da bicicleta.
No final iremos restituir-lhe os componentes substituídos e apresentar-lhe uma tabela com um apanhado de todos os elementos constituintes do restauro e o custo total.
LACAGEM do quadro
Nós fazemos “Lacagem” nos nossos restauros!
É um processo distinto da pintura a spray ou pistola. Fica aqui um link com uma explicação (link wikipedia)
Basicamente é uma pintura eletrostática a pó de poliéster muito resistente e durável, em que a peça recebe a tinta em pó e depois segue para um processo de polimerização numa estufa onde coze a alta temperatura.
Com este processo não conseguimos fazer variações de cores (degradés)´, assim sendo, apenas fica lacado a uma cor sólida RAL, e os nossos parceiros apenas conseguem ter uma gama definida de cores, pelo que teremos sempre que confirmar a possibilidade da cor que deseja. Estas cores não têm brilhos ou metalizados, são cores mais “planas”.
Podermos fazer a lacagem às componentes estruturantes em aço/ferro, como o quadro, forqueta, guarda-lamas ou guarda-correntes.
Não fazemos quadros de alumínio.
Final
Veja mais exemplos na secção Restauros – link