Processo de Restauro de Bicicleta

Saiba quais os passos que seguimos para fazer uma recuperação ou restauro de bicicleta!

Briefing
Orçamento inicial

Análise
Pesquisa & Propostas

Desmontagem & Montagem
Final

Briefing

Como cliente terá que ter uma visão clara do projecto, do que pretende e qual o seu orçamento disponível.

Estas são algumas das questões que devem ser colocadas à partida:

Porquê esta bicicleta?

Verifique se a bicicleta que quer restaurar corresponde à utilização que lhe quer dar e, muito importante, se o tamanho do quadro se adapta confortável e ergonomicamente a si.
Verifique igualmente se o estilo da bicicleta combina com o seu.

Qual vai ser a minha utilização?

Vai utilizar em passeios esporádicos, de lazer ou diariamente para se deslocar para o trabalho?
Cada utilização requer necessidades específicas.

Qual é o meu orçamento?

É uma das questões mais importantes.
Tudo irá depender de quanto quer gastar!

Conforme a utilização que quer dar à bicicleta, poderá ter de fazer escolhas entre materiais de várias escalas de qualidade.
Para uma utilização diária pode valer a pena investir um pouco mais em conforto.

Em que condições está?

Analise se a bicicleta está realmente em condições de ser reparável.

Por muito que queira recuperar uma bicicleta com a qual tem uma relação sentimental, porque por exemplo pertenceu a um familiar querido; tem que ter alguma objectividade. Por vezes apenas o quadro é passível de ser recuperado; noutros casos, nem isso.

Orçamento

Neste momento e devido à grande procura que estamos a ter, os orçamentos pormenorizados terão um custo associado de 50 euros, que serão deduzidos do valor final do restauro caso se adjudique o projecto e este tenha um valor superior a 350 euros.

Orçamentos apenas indicativos de valores standard não terão lugar a qualquer custo, apenas orçamentos mais detalhados, em que enviamos um documento com as peças que propomos, várias opções de escolha, ou mesmo simulações cromáticas caso faça sentido.

Análise

A bicicleta terá sempre de ser analisada por nós pessoalmente, desde o estado geral, aos pormenores dos componentes; para avaliarmos o que necessita ser substituído e que tipo de recuperação aconselhamos.

Pesquisa & Propostas

Com base em algumas fotomontagens tentamos colocar em imagem algumas hipóteses com alternativas estéticas e de componentes.

Se a intenção for mudar a cor do quadro, poderá  indicar-nos quais as cores que mais lhe agradam, e tentaremos fazer simulações que permitam ter uma ideia mais aproximada do que será o resultado.

Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta

Desmontagem & Montagem

No processo de desmontagem avaliaremos realmente o estado de todos os componentes e acessórios, e serão feitas propostas para cada componente.
Ou se conseguem recuperar, ou iremos encontrar alternativas.

Depois de todos os elementos recepcionados inicia-se o processo de montagem final da bicicleta.
No final iremos restituir-lhe os componentes substituídos e apresentar-lhe uma tabela com um apanhado de todos os elementos constituintes do restauro e o custo total.

Restauro de Bicicleta Montagem

LACAGEM do quadro

Nós fazemos “Lacagem” nos nossos restauros!
É um processo distinto da pintura a spray ou pistola. Fica aqui um link com uma explicação (link wikipedia)
Basicamente é uma pintura eletrostática a  de poliéster muito resistente e durável, em que a peça recebe a tinta em pó e depois segue para um processo de polimerização numa estufa onde coze a alta temperatura.

Com este processo não conseguimos fazer variações de cores (degradés)´, assim sendo, apenas fica lacado a uma cor sólida RAL, e os nossos parceiros apenas conseguem ter uma gama definida de cores, pelo que teremos sempre que confirmar a possibilidade da cor que deseja. Estas cores não têm brilhos ou metalizados, são cores mais “planas”.

Podermos fazer a lacagem às componentes estruturantes em aço/ferro, como o quadro, forqueta, guarda-lamas ou guarda-correntes.
Não fazemos quadros de alumínio.

Não fazemos lacagens ou pinturas de quadros isolados, nem cromagens de componentes isolados, apenas o fazemos em projectos mais abrangentes e para bicicletas que estejam a ser restauradas por nós.

Final

Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta Processo de Restauro de Bicicleta

Veja mais exemplos na secção Restauros – link

Gostou do que viu?

a sua bicicleta pode ser a próxima :).

Entre em contacto!!