Fomos abordados por uma Panificadora nacional para dar nova vida a uma bicicleta com o intuito de ficar exposta no seu museu, recriando a distribuição de pão porta a porta. Um aspecto fundamental era que se incluísse o tradicional cesto de verga duplo traseiro.
Este foi um projecto muito interessante e diferente dos demais feitos até agora… Aqui o objectivo não era transformar a bicicleta para que parecesse nova e bonitinha, mas pelo contrário, tentar que a passagem do tempo não fosse apagada, dando-lhe a personalidade e marcas de uma bicicleta de trabalho. Daí que quase todos os componentes em pior estado fossem substituídos por outros também marcados pelo tempo.
A maior dificuldade foi mesmo encontrar um cesto traseiro de Padeiro. Como este método de entrega está praticamente extinto os poucos que existem pertencem a padeiras que as conservam e por vezes emprestam para eventos… mas não há novos (ou usados) à venda.
Por isso a alternativa passava obrigatoriamente por encontrar um cesteiro, com a arte e habilidade de recriar um sob encomenda. E não podia ter corrido melhor!
Conheça melhor o nosso Processo de Restauro.