LX14 – Pasteleira YÉ-YÉ Esmaltina

Esta Pasteleira Esmaltina Yé-Yé de 1977 chegou-nos à mão para ser completamente restaurada depois de algumas mensagens trocadas com o Mark – um americano luso-descendente que, no ano passado, descobriu a bicicleta do seu falecido Avô numa viagem à sua terra (na Batalha).

Todo o processo foi desafiante!
Nunca nos encontrámos com o Mark, nem ninguém da sua família. A bicicleta chegou-nos via transportadora, e todo o processo decorreu através de troca de emails, fotografias e whatsApp.
A intenção era que ficasse o mais aproximado possível à bicicleta original. Resumidamente, da bicicleta original apenas ficaram o quadro, guarda-correntes, guarda-lamas e o selim, que fizemos questão de recuperar, pois achámos que daria um toque de personalidade e de homenagem incontornáveis.

Logo a pintura revelou-se um desafio. Não há muitos profissionais a trabalhar nesta área em Portugal e tínhamos a indicação que deveria ser realmente idêntica à original, desde o tom da cor aos grafismos: logos, nomes, marcas e riscas! Não podíamos abreviar com lacagem ou logos e riscas em vinil decalcado…

A pintura é absolutamente especial, em 3 camadas… Parece sóbria quando está à sombra e ganha toda uma nova dimensão, cheia de brilhos e reflexos, quando exposta ao sol!
Todos os restantes detalhes foram pintados à mão com o máximo de pormenor e minúcia.

Quanto aos componentes e acessórios, os mais funcionais e estruturantes deveriam ser “high-end” e os restantes réplicas actuais do utilizado originalmente na bicicleta.

 

Assim sendo, aqui vai um resumo da lista:

  • Headset (caixa de direção) – VeloOrange Grand Cru 1”
  • Stem (avanço) – VeloOrange Grand Cru
  • HandleBar (guiador) – VeloOrange Milan
  • Brake levers (manetes de travão) – VeloOrange City
  • Brakes (travões) – Dia-Compe
  • Brake cables (cabos  e espirais) – VeloOrange
  • Crankset (pedaleira) – Rodagira
  • Bottom Bracket (eixo pedaleiro) – TANGE 103
  • Cable Housing Clamps (abraçadeiras) – Dia-Compe
  • Lighting (grupo elétrico) – Miller vintage kit
  • similar ao original – Grips (punhos) , Pedals (pedais) , Mudguard Stays (apoios guarda-lamas), Horn (buzina), Rear Rack (grade traseira) , Reflector, Air Pump (bomba de ar)

Para finalizar em grande este projecto , a bicicleta teve de ser desmontada, completamente protegida e enviada para os Estado Unidos, para que finalmente o legado do Avô António Cordeiro chegasse junto do seu neto e bisneto.

Podemos dizer que foi dos projectos mais complexos e demorados que tivemos até à data, mas que cada percalço e problemas que foram surgindo valeram bem o esforço, depois de sentirmos o entusiasmo com que decorreu todo o processo e recebermos no final o agradecimento sentido do neto.

 

Conheça melhor o nosso Processo de Restauro.


Testemunho

«Heartfelt thanks @HappyBicycle for the beautiful restoration of my late grandfather’s bicycle.»

– Mark P. –

 

Share this post