LX24 – The Dúnia Cycles • Happy Bicycle Store

LX24 – The Dúnia Cycles

O Jaime é um simpático empresário residente na Suíça há décadas. Procurou-nos para restaurar esta pasteleira Dúnia dada por um amigo.
Desde o princípio que frisou que não queria substituir os componentes, deveriam ser ao máximo recuperados (sempre que possível) para manter a história da bicicleta intacta.

Foi a primeira vez que um cliente preferiu cromar todas peças originais a substituí-las por novas (a maior parte das pessoas desiste quando se apercebe que com a cromagem o custo das peças praticamente triplica), querendo mesmo manter as amolgadelas e empenos originais. Os guarda-lamas são as peças onde este “historial” é mais notado, permanecem com algumas amolgadelas próprias da sua utilização passada mas isto até acabou por resultar numa recuperação com imensa personalidade :)

Não encontrámos muita informação sobre as bicicletas “The Dúnia Cycles”.
Esta marca – Dúnia, está mais associada à indústria das motorizadas da zona Centro, do que a bicicletas. Apesar da designação anglo-saxónica, foi uma entre muitas marcas a ser representada pela Aliança Velocipédica da Bairrada, com montagem/peças da Sangal – de Sangalhos – (a marca surge em diversos locais, como o guiador, travões e forqueta).
Houve quem nos indicasse que a GNR utilizava antigamente este género de bicicleta, mas não conseguimos confirmar.

A montagem teve os seus desafios, devido aos empenos e desgaste de algumas peças originais, mas tudo se foi resolvendo com alguma criatividade e peças à medida.
Do selim Longines foi mantido apenas a pele, que foi hidratada e recuperada e, tendo sido totalmente desmontada da estrutura e esta substituída por uma nova da Tabor.
Um pedido interessante de última hora: incluir uma matrícula antiga.

O cliente ficou satisfeito e neste momento a bicicleta está a aguardar a oportunidade para ser transportada para a Suiça, onde irá “espalhar” o charme inconfundível das pasteleiras nacionais :)

Este é o resumo dos poucos componentes novos:

  • Pedais Clássicos Union R (link)
  • Rodas com raios em aço inox e Pneus
  • Punhos de borracha clássicos
  • Grupo óptico clássico com dínamo
  • Descanso Central

Conheça melhor o nosso Processo de Restauro.


Alguns dos produtos da loja utilizados nesta recuperação

Share this post
Happy Bicycle Store