4 dicas para escolher a medida de pneu de bicicleta certa

medida de pneu de bicicleta

Perceber qual é a medida de pneu certa para a nossa bicicleta nem sempre é tarefa fácil.
Sabia que um pneu 26×1,5 e um 26× 1½ são dois tamanhos completamente distintos? 

O mais fácil na maioria dos casos será ver pelo pneu anterior, mas por vezes o pneu está tão gasto que não dá para ler, noutras não compreendemos bem quais as referências correctas.

Vamos dar de seguida algumas dicas rápidas e resumidas para escolher a medida de pneu de bicicleta certa,  compreendendo melhor quais as referências existentes e escolhendo a correcta, para não ter surpresas desagradáveis depois de o comprar.


1ª dica – Ver a referência no pneu antigo

Se estiverem visíveis, verifique a parede lateral do pneu antigo, muito provavelmente vai conseguir ver algumas letras escritas, quer seja a marca do pneu, quer seja a referencia em vários “sistemas de marcação”

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2ª dica – Compreender as referências

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Tradicionalmente o sistema de referência de dimensões era baseado na medida do diâmetro exterior do pneu e a sua largura (xx-xx) em polegadas ou em mm, mas este modo era pouco rigoroso. À medida que os fabricantes de pneus e aros foram evoluindo era muito pouco claro se um pneu era ou não compatível.

Para trazer alguma ordem foi criado o sistema ISO (International Organization for Standardization) ou ETRTO (European Tyres and Rim Technical Organisation).
Esta é uma maneira mais rigorosa de indicar o tamanho de um pneu. O seu formato rege-se pela seguinte sequência XX – XXX, por exemplo 37-590. Em que:

    • Os dois primeiros algarismos correspondem à largura do pneu em mm
    • Os 3 últimos algarismos correspondem ao diâmetro interior do pneu em mm. Trata-se do diâmetro da aresta interior do pneu – corresponde à parte que vai encaixar no aro durante a montagem. Esse diâmetro corresponde aproximadamente ao diâmetro exterior do aro (Tem sempre que se descontar alguns mm, pois o pneu vai entrar para dentro do aro, ficando sempre uma parede de alguns mm). Mas muitos aros actuais já têm essa indicação gravada na face lateral.

Este sistema é o único realmente fiável para ter a certeza que  o diâmetro do aro correspondente ao do seu pneu, e que a largura é igualmente compatível.
Os 3 últimos dígitos são o mais importante. Se não souber a referência exacta mas precisar de um pneu, descubra o diâmetro exterior do aro e um pneu com o mesmo diâmetro na aresta interior, eles provavelmente irão encaixar, mesmo que todas as outras referências sejam inconclusivas; qualquer pneu marcado com xx-622 irá, com um aperto, caber num aro de 622 mm.

Veja em baixo a imagem comparando o modo como o mesmo pneu é referenciado nos 3 sistemas

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3ª dica – compreender porque se diz 26 ou 28 polegadas, mas isso não chega

Agora já deve compreender melhor porque não basta dizer que o seu pneu é 26″ ou 28″.
Essa é uma referência apenas do diâmetro exterior do pneu, mas não indica nada em relação à largura/altura do mesmo, o que faz com que o aro possa ser completamente diferente, e um pneu apesar de ser 26″, não caberá na sua bicicleta que tem aro de 26″

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4ª dica – consultar as equivalências entre os vários métodos de marcação

Por vezes, não se consegue encontrar qualquer referência ISO num pneu, apenas as marcações antigas. Que embora sejam familiares, podem ser muito confusas. Pneus do mesmo tamanho podem vir com muitas marcações diferentes: por ex. 28× 1 5/8 ×1¼ , 28×1.25 ou 700×32C, que são todos 32–622.

Sempre que possível, converta para as dimensões ISO e então não haverá mais dúvidas!

A tabela seguinte mostra os tamanhos comuns de pneus. Poderá encontrar aqui a referência ETRTO de virtualmente todos os tamanhos de pneus.

4 dicas para escolher a medida de pneu de bicicleta certa 5Resumindo e concluindo, sempre que quiser indicar ou adquirir um pneu, procure e indique a referência ETRTO.

Alguma dúvida entre em contacto connosco – link

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